As curvas utilizadas atualmente são as proposta pela Organização Mundial de Saúde, fonte de um estudo mundial, com critérios de inclusão e exclusão, que enfatiza o crescimento infantil normal sobre condições ambientais ótimas. Sendo um padrão para avaliar crianças de qualquer país, etnia, condição econômica e alimentação. Além das curvas para menores de 5 anos, a OMS também desenvolveu as curvas para maiores de 5 anos até 19 anos.
Essas curvas são muito úteis, porém há contratempos, quando de crianças e adolescentes com Síndrome de Down e Paralisia Cerebral, que possuem crescimento e desenvolvimento diferenciado, com suas particularidades muitas vezes desconhecidas por todos os profissionais da área da saúde. Na atuação brasileira, passa-se a utilizar estudos estrangeiros, pela falta de um estudo de nível mundial ou nacional, o que acaba dificultando uma atuação mais precisa.
Todas as curvas possuem seus pontos de corte para eutrofia, desnutrição e excesso de peso, com seus pontos de corte particulares e de fácil visualização. Possibilitando assim, uma atuação mais eficaz e eficiente do profissional de nutrição, afim de alcançar os valores estipulados para manutenção do crescimento adequado.
Realmente as curvas de crescimento são muito úteis na avaliação do estado nutricional de crianças e adolescentes. A falta de curvas para casos de Síndrome de Down e Paralisia Cerebral é verdadeira, ficando um desafio para nós realizarmos estudos com esta população, contribuindo para a avaliação do EN e posterior intervenção nutricional nestes indivíduos.
ResponderExcluirAlcinéia L.
Excelente ferramenta para avaliação nutricional, e de extrema importância que nós nutricionistas saibamos utilizá-la da forma correta.
ResponderExcluirMuito bom saber que os avanços nas pesquisas nessa área nos mostram métodos atualizados e fidedignos para tais avaliações.
Agora é só treinar e utilizar!!
Profª Elo!
É de suma importância nós nutricionistas sabermos utilizar as curvas de crescimento, pois facilita e muito o diagnóstico. Para utilizar as curvas é preciso saber os dados básicos de uma criança ou adolescente que são peso, altura, imc, idade e sexo. Para alcançar os resultados não é preciso saber etnia, situação socio-econômica nem alimentação. Por isso é um método fácil e preciso, e todos nós devemos utilizá-lo.
ResponderExcluirAcadêmica Giovana Tepassé Trombelli
É muito importante para nós nutricionistas termos conhecimento de como são utilizadas as diversas curvas de crescimento que hoje existem, e o quanto nos auxiliam no diagnóstico nutricional da criança, além de ser um método super fácil, que basta apenas o peso e a altura da criança para chegarmos ao diagnóstico.
ResponderExcluirmais uma ferramenta para nós nutricionista ou melhor futura nutricionista usarmos, e muito importante.
ResponderExcluirsara carolina tank borsuk
Com certeza as curvas de crescimento são ferramentas importantíssimas para o diagnóstico de condições como: desnutrição, sobrepeso e obesidade, podendo o profissional em nutrição tomar medidas antes que o problema se agrave.
ResponderExcluirE assim salvar crianças e adolescentes de futuras patologias decorrentes dessas condições.
Maria do Rocio Fiúza
As curvas de crescimento são bastante importantes tanto na vida acadêmica e muito mais na prática clínica. Poder classificar o estado nutricional das crianças e classifica-las para ter o diagnóstico nutricional, é importante para poder trata-la da maneira correta seja ela eutrófica, obesa ou desnutrida. Além de tudo ainda é um método muito fácil e barato.
ResponderExcluirLUANA GRUBER
Uma ferramenta fundamental para o nutricionista, onde poderá avaliar o estado nutricional das crianças, e após do diagnóstico poder tratar da maneira adequada. É um método fácil e além.
ResponderExcluirElaine Leite