
A população em geral, dependente do atendimento do SUS, normalmente está em busca de curas, tratamentos e remédios, na angústia de soluções para os males que afetam a sua saúde. Há um velho ditado, que circunda nossas vidas e é sempre lembrando com grande propriedade por diferentes níveis de conhecimento: "É melhor prevenir, do que remediar".
Mas neste caso, discutimos um louvável programa do governo federal que vai além, a Política Nacional de Promoção da Saúde, que tem como principal objetivo:
Promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados a: modos
de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e
serviços essenciais.
À nós, futuros nutricionistas cabe o importantíssimo papel de promover ações relativas à alimentação saudável visando a promoção da saúde e segurança alimentar e nutricional, consequentemente prevenir fatores determinantes de doenças e agravos à saúde.
Mas para isso, cabe aos órgãos governamentais o espaço para a nossa atuação profissional, não somente como voluntários com responsabilidade intrínseca, mas como profissionais atuantes com grau de responsabilidade, desempenhando o melhor trabalho frente à população em seus vários níveis, utilizando inúmeras ferramentas, principalmente o Guia Alimentar da População Brasileira.
A importância do nutricionista na promoção da saúde é evidente. Porém, as ações governamentais auxiliam muito na nossa atuação. O projeto de academia nas praças é um bom exemplo de promoção à saúde. Além disso, a mídia, uma ferramenta tão influente, tem grande importância tanto no aspecto positivo à saúde, quanto negativo, depende da forma como é utilizada. É muito bom saber que várias campanhas são realizadas através da mídia, promovendo a saúde e prevenindo doenças. Acredito ser um ponto muito positivo do governo.
ResponderExcluirAlcinéia Leitzke
Isso ai pessoal, acho importantíssimo que vocês começem a ter senso crítico para avaliar todas as ferramentas que temos disponíveis para trabalhar com a Nutrição na Saúde Pública, e mais do que isso, que percebam a nossa importância nessa área.
ResponderExcluirAbraço, Profª Elo
É importantíssimo a participação do profissional nutricionista na promoção da saúde e fundamental à inclusão deste profissional na atenção básica, para que se torne possível
ResponderExcluiro desenvolvimento de ações voltadas à alimentação e nutrição, pois é fato incontestável a importância da alimentação
saudável, completa, variada e agradável ao paladar para a promoção da saúde, prevenção
e controle de doenças crônicas não transmissíveis, cuja
prevalência vem aumentando significativamente.
Maria do Rocio Fiúza
Nós estamos estudando para sermos profissionais da área da saúde, porém há muito "preconceito" dos médicos em relação a nossa atuação. É muito importante nós mostrarmos o nosso papel, a nossa capacidade, enfim, nós também somos importantes para a promoção da saúde.
ResponderExcluirA boa e saudável alimentação não somente é prazerosa, mas tem enorme influencia na saúde das pessoas. Devemos comer bem para viver melhor!
ACADÊMICA GIOVANA TEPASSÉ TROMBELLI