Cada encontro com diferentes profissionais percebemos que no campo da Nutrição muitas portas estão aguardando para serem abertas. O encontro com a Enfermeira Andréia, membro ativo do CTA (Centro de Triagem e Aconselhamento) e do Programa DST/Aids do município de Joinville, possibilitou conhecer melhor a realidade deste trabalho, e do importante acompanhamento realizado com os HIV positivos e doentes de Aids.
É frequente as informações que recebemos sobre o HIV, tanto no meio escolar, desde o Ensino Fundamental, como enfatizados pela mídia, principalmente nas épocas festivas, como o Carnaval. Apesar disso, esse problema vem se alastrando cada vez mais, acabaram-se os grupos de riscos e surgiram as situações de risco, deixou de ter idade, classe social ou grau de instrução, passou a ser um problema da juventude e da terceira idade.
Mas, acima de tudo, há um "vírus" social que parece não ter cura e muito prejudicial, o "vírus" do preconceito, que muitas vezes não permite utilizar a prevenção (camisinha) e não permite buscar a solução, como as políticas de saúde proposta pelo Programa DST/Aids. Quando ocorrem, há vários fatores que prejudicam a continuidade do tratamento, pois este é vitalício e muito doloroso, mas de grande importância para o portador, como também é importante a sua consciência, para não contaminar outras pessoas. É um trabalho contínuo, mas fundamental.
Nós, futuros profissionais da área da Nutrição, temos um papel relevante nesse acompanhamento, porém, não compreendido pelas autoridades, mas não podemos ser omissos. Como profissionais da área da saúde, somos responsáveis por repassar informações para o bem da população, contribuindo na prevenção, buscando a qualidade de vida dos portadores e engrandecendo a importância de uma alimentação adequada e de hábitos de vida saudáveis.
TD

Turma
ResponderExcluirSempre bom reforçar os cuidados na prevenção do HIV/AIDS. Achei a palestra muito produtiva, espero que tenham gostado!!
Profª Elo
Oi,
ResponderExcluirQueria muito ter assistido a palestra, achei o tema bastante interessante e concerteza bem importante também!
Espero que todos tenham gostado e aproveitado bastante!
beijoss
;)
cicy
Prof Elo, com certeza nós todos gostamos! É claro que é um tema que no começo deixa todos muito tímidos, mas no final foi muito bom ter aquele conhecimento a mais sobre o assunto!
ResponderExcluirBeijos
Giovana Trombelli
Parabéns a enfermeira Andreia, que soube
ResponderExcluirnos repassar muito bem a impotância da prevenção, no combate a esta doença tão temida, porém ao mesmo tempo, tão substimada.
Pois muitos acham, que com eles jamais acontecerá até, como ela mesma ressaltou, receberem a confirmação de que são soro positivo.
Parabéns também à professora Elo, pela iniciativa.
Beijinhus
Maria do Rocio
Achei bem interessante a palestra da enfermeira Andreia... sempre é bom ter mais conhecimento sobre esse assunto...
ResponderExcluirAtt. Sara Carolina Tank Borsuk
A palestra foi realmente muito produtiva professora, é importante frisarmos o papel do nutricionista para orientar sobre uma boa alimentação e incentivar hábitos saudáveis, ações que proporcionam uma melhora significativa na qualidade de vida dos portadores de HIV.
ResponderExcluirBeijos
Fernanda Simas
Achei a palestra bem interessante, a palestrante soube nos informar de maneira rapida e esclarecedora sobre as DST`s, tao faladas, mas que mesmo assim continua crescendo muito na populacao, por nao tomarem os cuidados necessarios. E nós, estudantes da area da saude, precisamos e devemos ter conhecimento sobre esses assuntos para podermos repassar as informacoes corretas.
ResponderExcluirParabéns a prof Elo pela iniciativa e a palestrante que foi otima.
Beijos a todos.
Rafaela Pacheco das Chagas
Muito produtiva a palestra, sempre é bom nos mantermos informados. A enfermeira Andreia soube nos passar muito bem os conhecimentos e tirou nossas duvidas sobre DST/AIDS.
ResponderExcluirProfessora Elo gostei muito, se der traga mais palestras sobre a Saúde Públíca.
bjo bjo
Elaine Leite
A palestra foi relevante para revisarmos assuntos já abordados, e principalmente, conhecer a realidade do CTA(Centro de Atendimento e Aconselhamento), onde o que mais me deixou perplexa foi que não existe nutricionista atuando como deveria, uma vez que a demanda de pessoas utilizando este serviço é grande. Sabe-se que a expectativa de vida de indivíduos que adoecem de HIV aumentou significativamente, sendo a intervenção nutricional indispensável para a promoção da qualidade de vida destas pessoas.
ResponderExcluirDeste modo, cabe a nós nutricionistas mostrarmos a importância do nosso trabalho e a eficácia do aporte nutricional no tratamento de indivíduos portadores de HIV.
Gabriela Tavares
Gostei muito da palestra sobre as DST´s, acho muito importante pra nós revermos esse assunto ainda mais que somos profissionais da saúde e hoje em dia por mais que muitas pessoas digam que já estão cansadas de ouvir sobre esse assunto, é sempre muito bom revisar. Ainda mais como a Enfermeira Andreia mesmo falou um dia posso ir lá e fazer o exame e não ter nada mais se não me cuidar no mesmo dia já posso adquirir. E também nos chamou a atenção em mais uma área que podemos atuar, mas que primeiro teremos que explorar mostrar a importância de ter um profissional de nutrição...
ResponderExcluirJaqueline Augustin