Esse protocolo básico é ferramenta facilitadora no atendimento, porém, cabe ao profissional da Nutrição a experiência e a prática para adaptação segundo a patologia do usuário, evidenciado a responsabilidade da formação e da busca pelo conhecimento desde a formação universitária.
Na saúde pública há uma certa limitação no atendimento, que segue desde os dados antropométricos, realizando somente peso/altura e quadril/cintura, como também os exames laboratoriais solicitados, que são limitados e algumas vezes há uma submissão à outros profissionais da saúde. Mas isso não pode impedir o bom atendimento e trabalho do profissional, buscando sempre resgatar os aspectos da nutrição junto a população, trabalhando na promoção à saúde e a prevenção de doenças, além de atuar em enfermidades infecciosas e na recuperação nutricional.
Abaixo artigo sobre o assunto:
Avaliação da inserção do nutricionista na Rede Básica de Saúde dos municípios da Região Metropolitana de Campinas
Dificuldades encontradas por medicos E enfermeiros na abordagem de problemas alimentares
TD
Mesmo com as dificuldades da saúde pública, acredito que podemos realizar uma avaliação criteriosa do indivíduo. Os protocolos auxiliam muito no direcionamento da conversa com o paciente, mas a capacitação do profissional nutricionista é essencial neste procedimento. Não somente aplicar um questionário no indivíduo, mas realmente buscar conhecer a vida dele, se interessar em ajudar a pessoa como uma ser humano que necessita muito mais que cura física, mas também um carinho, uma demonstração de que ele é especial para nós.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSe o nutricionista tiver vontade de realizar um bom tratamento, acredito que mesmo com as limitações que temos na rede pública é possível obter um bom atendimento.
ResponderExcluirJuliana Back
O atendimento nutricional na saúde pública é desafiador, uma vez que compete ao profissional nutricionista prestar assistência dietética e promover educação nutricional à população, apesar dos recursos limitados.
ResponderExcluirGabriela Tavares
Com certeza é um desafio, porém um grande aprendizado, pois mesmo com recursos limitados, devemos encontrar meios para um excelente atendimento nutricional, pois todos merecem.. devemos ajudar a combater o descaso de alguns profissionais da área da saude e fazer o nosso trabalho bem feito, pois a saúde da populacao depende muito de nos.
ResponderExcluirRafaela Pacheco
Com certeza além dos recursos limitados, um dos maiores problemas da saúde pública é o descaso de alguns profissionais da área.
ResponderExcluirCabe a nós profissionais em nutrição, que também é da área da saúde mudar este quadro.
Maria do Rocio Fiuza