
Neste dia 29 de março, no auditório do Bom Jesus/Ielusc, tivemos a presença do Deputado Estadual de Santa Catarina Kennedy Nunes, explanando sobre a importância do Legislativo frente a criação da criação das Leis e Ementas Municipais, Estaduais e Federais. Mas a criação de uma lei e do respectivo texto, não é só uma respondabilidade deste, mas dos técnicos conhecedores das áreas em que Lei atuará.
Neste caso, citado as Leis que regem a relação com o alimento e higiene sanitária, sendo os maiores conhecedores, nós Nutricionista e futuros profissionais. O deputado exemplicou a Lei 15.447 de 17 de janeiro de 2011, que:
Esta lei, teve como consultoria o SINUSC (Sindicato dos Nutricionistas de SC) como conhecedor técnico do assunto em que rege a lei.
O deputado também apresentou seu interesse na criação da lei que rege a inclusão de Sal (cloreto de sódio) nos alimentos prontos e a informação nutricional deste. Sabemos que o consumo acima do nescessário para manter a homeostase do organismo, pode desencadear reações de curta escala como patologias mais severas. Cabendo a nós, estudantes de Nutrição do Bom Jesus/Ielusc atuar como consultoria técnica na descrição da lei.
Acesse a Lei 15.447:
Lei 15447
TD
Achei muito legal a iniciativa do deputado Kennedy em preocupar-se com assuntos relacionados a alimentação da população. Também vimos que a atuação do nutricionista vai além da área clínica, hospitalar e unidades de alimentação, podemos muito bem auxiliar na melhora de diversos aspectos da sociedade.
ResponderExcluirBeijos
Fernanda Simas
Gostei bastante da idéia que o deputado Kennedy Nunes deu de nós, acadêmicos de Nutrição do Ielusc, ajudarmos a elaborar leis. Apesar de ter sido uma palestra um pouco cansativa, por ter muita leitura, gostei de saber que nós nutricionistas podemos ajudar em vários aspectos, além daqueles que a gente já conhece. É bom saber que pessoas como o deputado se preocupam com a alimentação da sociedade!
ResponderExcluirBeijos
Giovana T. Trombelli
Gostei muito da palestra do deputado Kennedy que mostrou um campo ainda pouco explorado pelos nutricionistas e vamos aproveitar essa chance que ele nos ofereceu para divulgar a nossa profissão.
ResponderExcluirRosana Ferreira
Foi muito interessante a palestra com o deputado, que mostrau como a nutrição é uma area ampla, que podemos atuar como consultores para auxiliar na formação de leis.
ResponderExcluirAtt
Debora Narana Chaves
Também achei muito importante a palestra do Deputado Kennedy Nunes, pois apesar de ter sido um pouco cansativa, mas realmente me fez ver mais um dos papéis das nutricionistas e a forma com que elas podem intervir na elaboração das leis.
ResponderExcluirbeijoss
Cicy
É muito interessante aliar o conhecimento do nutricionista e do poder legislativo pois assim leis realmente importantes são criadas e podemos melhorar o resultado do nosso trabalho para a população, justamente por seguir as leis.
ResponderExcluirJuliana Back
Aprovei a iniciativa do Deputado Kennedy Nunes, de investir em leis que colaborem para a promoção da saúde da população e principalmente de convocar a nós futuros e atuais nutricionistas para a elaboração da lei que rege a inclusão de sal nos alimentos prontos, bem como sua informação nutricional.
ResponderExcluirNeste sentido vale lembrar que nesta quinta-feira 07/04, a indústria assinou acordo para reduzir teor de sódio em alimentos:
"Na data de comemoração do Dia Mundial da Saúde, o governo federal reforça ações para a promoção de hábitos de vida saudáveis. O termo de compromisso – assinado nesta quinta-feira (7) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pelas associações que representam os produtores de alimentos processados – estabelece um plano de redução gradual na quantidade de sódio presente em 16 categorias de alimentos, começando por massas instantâneas, pães e bisnaguinhas.
O objetivo é reduzir o consumo excessivo de sal (cerca de 40% do sal é composto de sódio), que está associado a uma série de doenças crônicas, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, problemas renais e cânceres. “Este acordo com a indústria alimentícia representa um passo fundamental para que seja atingida a recomendação de consumo máximo da Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de menos de 5 gramas de sal diários por pessoa, até 2020”, diz o ministro Padilha."
(+ informações no site do Ministério da Saúde)
Gabriela Tavares
Importantíssimo a iniciativa do deputado em se preocupar com a saúde da populacao e com isso, valorizar a profissao do nutricionista, que ainda precisa ser vista com outros olhos por algumas pessoas.
ResponderExcluirRafaela Pacheco
Muito legal a iniciativa do deputado por valorizar os profissionais em nutrição e preocupar-se com a saúde do povo (seus eleitores). Ah, se todos agissem assim, teríamos um país melhor.
ResponderExcluirMaria do Rocio Fiuza
Achei a palestra muito interessante, pois nos chamou a atenção na diversidade de campo que nos futuras nutricionistas poderemos atuar. E principalmente na chance que o Deputado Kennedy Nunes nos deu de ajudar a aprimorar a lei da inclusão do sal, para assim podermos mostrar a importância de um profissional da nutrição na formação dessas leis voltadas ao melhoramento da alimentação.
ResponderExcluirJaqueline Augustin